Segundo Philip Kotler, Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
Como colocado acima, Kotler traduziu bem a definição de Marketing em “Obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”. A forma descrita por Kotler nos remete ao principal objetivo, que é conhecer e traduzir o comportamento do consumidor e gerar desejo através de técnicas e estratégias.
Criar esse desejo é o maior desafio de todos os profissionais da área, não pela pluralidade de personalidades, mas na inovação e criação de novos gatilhos e conceitos de atração.
O grande erro dos negócios que investem em Marketing é acreditar que toda campanha mal sucedida é um tempo perdido. Hoje, com a chegada do digital, o objetivo que antes era a “venda” se tornou algo maior: a coleta de dados.
Campanhas não são mais vistas como “mal sucedidas”, mas sim como uma captação de leads e de experiência do usuário. Com o avanço tecnológico, hoje temos plugins, pixel e outras ferramentas que possibilitam entender cada fase da jornada do consumidor até sua compra.
Investir em Marketing é mais do que vender, é ganhar do seu público o que eles têm de maior valor: seus dados e seu comportamento. Diversos estudos são realizados para entender qual a melhor percepção do consumidor e com isso melhorias são aplicadas de forma que a experiência se torna única.
Um grande exemplo é a gigante Amazon. Pioneira na inovação tecnológica e principalmente em sua experiência de usuário, a Amazon possui uma comunicação integrada entre seus canais, de forma que você pode começar a compra em um aplicativo e terminar no site.
Em alguns países, a comunicação é tão otimizada que caminhões da Amazon que passam pela cidade, caso tenha sua mercadoria, você é notificado e pode realizar sua retirada.
Isso é Marketing, pois identifica a necessidade do consumidor e cria uma solução que desperta seu desejo de consumo. Agilidade, qualidade e velocidade na entrega.
Ainda temos muito que crescer e os avanços do Marketing ainda têm muito a nos beneficiar.